Jogar o lixo fora?

Se cada brasileiro produz em média 1 quilo de lixo por dia, quanto um país com mais de 200 milhões de habitantes produz no ano? O numero é assustador. Temos aí um problema a ser resolvido, certo?

Separar o lixo e mandar o que for possível para a coleta seletiva é um ótimo primeiro passo. Mas é mínimo, principalmente porque no Brasil não somos plenamente atendidos por este tipo de serviço. Além disso, o processo em si da reciclagem é um tanto complexo. Nem tudo é reciclado, nem tudo pode ser reciclado e dependendo de cada país, nem vale a pena reciclar. Isso não quer dizer que devemos parar! É preciso fazer o mínimo.

O próximo passo seria alterar hábitos de consumo. Evitar ficar consumindo sem pensar nas embalagens. É muita energia gerada para apenas uma garrafa de água, ou mesmo um copo para o café no escritório. Usando uma garrafa própria, de metal ou plástico, reusando uma que foi comprada e mantendo um copo seu para tomar café no trabalho, já estarás faturando uns pontos!

Um outro passo que pode ser tomado é o reuso dos resíduos produzidos. Materiais orgânicos podem ser compostados e virar solo fértil. Pedaços de vidro, ladrilhos e espelho podem criar lindos mosaicos e acabamentos. Encher uma garrafa PET, essas de refrigerante e água, com plásticos e outros materiais dentro, de forma a deixar tudo bem comprimido lá dentro, é uma solução para fazer o lixo desaparecer. Posteriormente isso pode ser utilizado em bioconstruções, como mostramos em vídeos nesta playlist aqui.

Claro que ainda há muito a ser proposto de ideias criativas para solucionar o problema da produção de lixo. Por isso mesmo que precisamos nos juntar nesta atitude, que além de tudo é cidadã. É manter nossas cidades mais limpas, nossas casas mais produtivas e até mesmo, bonitas. Veja só essa transformação aqui, da Casa dos Hólons, em São Paulo. De um imóvel  praticamente abandonado, usando os resíduos do próprio local, a casa foi revitalizada e virou um Laboratório de Permacultura Urbana.

É só querer, que a gente consegue! Como se diz na permacultura, é produzir mais energia que a gente consome. É deixar o lugar que habitamos, melhor do que era.

Inscreva-se, curta, compartilhe essa informação e traga suas dúvidas. Bora construir um mundo melhor, juntos, minuto a minuto 😉