Quais os tipos de compostagem?

Cada dia a compostagem é um assunto presente nas rodas de conversas. Afinal, ela é uma forma inteligente de conter o volume de lixo que cada um de nós produz diariamente. Com ela, o resíduo vira solo fértil e todo mundo pode participar! Então, fizemos este vídeo que informa o básico da compostagem: como ela funciona, quais tipos existem e umas curiosidades que encontramos por aí.

De certa forma, complementamos um papo que puxamos há uns vídeos atrás, em que pegamos a pergunta que atualmente ficou popular (“jogar o lixo fora? Fora de onde?”) e lançamos para uma galera responder. Eles haviam acabado de fazer o Curso de Design em Permacultura, no Ecocentro IPEC, então claro que houve muito riso, mas também dali surgiram soluções.

Mas o nosso lixo hoje só é um problema, pois ignoramos seu ciclo e simplesmente o mandamos para qualquer lugar longe da gente. Só que esses lixões estão do nosso lado, podem estar se infiltrando na água que bebemos e destruindo os nossos mares. Tudo pode virar energia elétrica, material de construção e até terra de excelente qualidade!

Que tal começar em casa a praticar este hábito de compostar os resíduos orgânicos que, inclusive, ainda vão te fornecer alimento seguro, de seu próprio quintal ou vasos. Só benefícios. E o trabalho para manter isso tudo funcionando, é mínimo. 5 minutos por dia e você já está valendo!

Não espere mais. Assista e escolha seu método!

Mais informações sobre o tema, ou têm algumas dificuldades iniciais? Confira o Manual de Compostagem Doméstica com Minhocas, da Morada da Floresta.

Seguem abaixo alguns links que indicamos:

O lixo pode ser lucrativo! Matéria de André Trigueiro.

Receitinha para preparar biofertilizante.

A grande verdade sobre a compostagem doméstica. Um de nossos primeiro vídeos, confira!

◆ Não jogue as folhas secas fora. Conheça o mulche, ou cobertura vegetal. De certa forma, um tipo de compostagem 🙂

Compostando com baratas (em inglês).

Curta, inscreva-se, deixe seu comentário ou dúvida e fique de olho nos próximos episódios de Minutos da Sustentabilidade.