Receita de macarrão ao pesto PANC

Misture as PANCs ao tradicional macarrão e encante sua próxima refeição com os amigos!

Folhas de buva, batata doce e sementes de Girassol vão deixar sua macarronada ainda mais especial. Confira que simples esta receita com o mato mais odiado pelos agricultores.

Atenção! Evite colher PANCs em calçadas, ruas, ou locais de alto tráfego. Prefira sempre as plantas de hortas urbanas, ou mesmo as que você plantou em casa. Evite plantar próximo de postos de gasolina, ou de estabelecimentos que usam muitos produtos químicos. Saiba o histórico do terreno, para saber se há contaminação no solo. Não consuma flores compradas em vasos do supermercado ou de floristas, pois estas podem conter agrotóxicos que não são para consumo. Se tiver dúvidas se uma planta é ou não comestível, procure antes na internet. Clique para saber mais.

INGREDIENTES
◆Folhas de buva e batata doce;
◆ Sementes de Girassol tostadas;
◆ Meia cebola;
◆ Macarrão;
◆ Azeite e sal;
◆ Dica de tempero PANC: Se preferir, use também aipo silvestre, ou mesmo folhas de erva-doce!

Selecione as folhas da batata doce que tenham formato de gota. Retire as folhas da buva. Não use a parte com flores ou mesmo o talo (muito fibrosos). Corte as folhas da batata doce, bem como a meia cebola. Refogue a cebola com as folhas da batata, até amolecer. Em seguida, triture as sementes de Girassol, mas deixe algumas graúdas para que o sabor espalhe melhor. Misture bem 5 colheres de sopa de azeite, com o Girassol e as folhas de buva. Pique o tempero escolhido (folhas de erva-doce ou aipo silvestre), junte todos os ingredientes no macarrão já cozido e pronto, só degustar!

PANC são Plantas Alimentícias Não Convencionais. Geralmente nascem de forma espontânea, muitas vezes confundimos com pragas, ervas daninhas, mas elas podem ser muito boas para integrarmos em nossa alimentação. Têm altos valores nutricionais, fazem parte da cultura popular (atualmente um pouco esquecida) e podem representar economia para seu bolso. Por serem nativas ou bastante adaptadas ao clima local, são fáceis de cultivar.

Gostou? Curta nossa página e inscreva-se em nosso canal!