Receitas com PANCs

Temporada especial de Minutos da Sustentabilidade, trará receitas e informações sobre as PANCs (Plantas Alimentícias Não Tradicionais)!

Em 2015 filmamos, em parceria com o pesquisador Guilherme Ranieri, 4 episódios pilotos para o que seria a nova série da IQX Filmes, Cozinha do Mato. Infelizmente, um dos discos rígidos onde as imagens estavam armazenadas, ficou inutilizado. O áudio e as imagens da câmera principal, completamente perdidos e a produção dos pilotos, cancelada.

Em 2017, reeditamos os arquivos que restaram e conseguimos criar, com uma outra dinâmica, a temporada especial de Minutos da Sustentabilidade – Especial Matos de Comer, com Guilherme Ranieri. Os 4 episódios e 2 vídeos extras serão lançados à partir da semana que vem no Canal IQX do YouTube e trarão informações inéditas sobre essas plantas que pensamos ser “praga”, mas na verdade são verdadeiros presentes da natureza!

Apesar de algumas pessoas identificarem como moda o hábito de consumir as plantas não convencionais, acreditamos que esta é uma ótima alternativa para a alimentação orgânica, saudável e econômica. Elas são fáceis de cultivar e não costumam ser exigentes com o solo. Além disso, o tema também puxa algumas informações essenciais, que abordaremos nesta temporada. Uma delas é sobre o movimento de hortas urbanas, cada vez mais crescente no Brasil, bem como dados sobre a influência da poluição nas plantas que cultivamos dentro da cidade.

Por isso, no último episódio, todo filmado no Hortão da Casa Verde, apresentamos um bate papo extra importante entre Ranieri e a Professora Associada do Departamento de Patologia da Universidade de São Paulo, Thais Mauad. Nele descobrimos algumas formas de evitar a contaminação dos alimentos em plantios urbanos, bem como refletimos um pouco mais sobre as PANCs em nosso cotidiano.

Um conteúdo inédito, em diversos sentidos e que orgulhosamente trazemos com o apoio de diversas mãos,

mentes e corações. Entre eles, gostaríamos de agradecer, imensamente:

ao próprio Guilherme Raniei, que nos despertou a curiosidade sobre o tema através de seu blog Matos de Comer;
Ao Hortão da Casa Verde, em especial, André Caretta e Carmem Sampaio, pelo carinho e confiança, bem como pelo ótimo trabalho desenvolvido por lá;
À Professora Thais Mauad, por ter cedido tempo e sido tão disponível e bacana;
Ao fotógrafo Bruno Favery, que topou participar e deixou as imagens lindas;
À querida e adorável Lu Aziza Jantsch, por ter participado e somado na cenografia;
Ao Paulo Castro, por ter cedido câmera e lentes, bem como Camila de Oliveira, pela locação de acessórios usados na filmagem.

ÚLTIMA FILMAGEM DA CASA DOS HÓLONS

Vale também ressaltar que esta foi nossa última filmagem na Casa dos Hólons. Alguns meses depois, o pioneiro Laboratório de Permacultura Urbana, encerrou suas atividades no imóvel e, um ano depois, foi demolido para virar estacionamento. Então, é saboroso este momento de lançar um conteúdo inédito, cheio de amor de tantas pessoas bacanas que se juntaram para difundir os bons conhecimentos!

Esperamos que gostem. Inscreva-se em nosso canal e curta a página da websérie!

FICHA TÉCNICA
Minutos da Sustentabilidade – Especial Matos de Comer, com Guilherme Ranieri
Co-Produção Kaapora Cultural e IQX Filmes
Produção Executiva: Thiago Tognozzi e Tomaz Ahau
Direção e edição: Thiago Tognozzi
Direção de Fotografia: Bruno Favery
Assistente de Direção: Kaneko
Cenografia: Lu Aziza Jantsch
Apresentação e pesquisa: Guilherme Ranieri
Convidados: Thais Mauad, André Caretta e Carmem Sampaio
Locações: Casa dos Hólons e Hortão da Casa Verde (São Paulo – SP)
Trilha: “Lobby Time”, de Kevin MacLeod (incompetech.com)
Lançamento: Julho/ 2017

PANC são Plantas Alimentícias Não Convencionais. Geralmente nascem de forma espontânea, muitas vezes confundimos com pragas, ervas daninhas, mas elas podem ser muito boas para integrarmos em nossa alimentação. Têm altos valores nutricionais, fazem parte da cultura popular (atualmente um pouco esquecida) e podem representar economia para seu bolso. Por serem nativas ou bastante adaptadas ao clima local, são fáceis de cultivar.

 

Assista tudo em nosso canal: youtube.com/CANALIQX

Curta a página do Facebook: MINUTOS DA SUSTENTABILIDADE